terça-feira, 24 de junho de 2008

O Verdadeiro interesse da população.

Foto Lagoa da Barra


Foi apenas uma voz, mas representa todas as vozes que tenho ouvido desde que comecei meu voluntariado.


"Está precisando de tudo, acho que começa na infraestrutura com vias para pedestres e ciclovias.. até o problema de Cedae querendo multar ao invés de instalar água nos condomínios. Tirar quebra-molas também é uma boa opção, pq já está tudo cheio de buraco e com uma via para cada lado, fica complicado. Problemas não faltam, precisamos de soluções ao invés de ficar só concentrado no mosquito."
Esta foi a resposta a pergunta de opinião feita por mim sobre soluções para o combate a dengue numa comunidade do Orkut.

A população não está tão preocupada com o mosquito, talvez até esteja, mas existem problemas maiores.
Quando digo que a Dengue é só uma pontinha do ICEBERG, é a nossa realidade.
Nosso bairro tem carência em todos os setores, que vai de saneamento básico ao acesso a internet, isso tem desestimulado a população a fazer qualquer mobilização em que todos as necessidades não sejam incluídas.

O que fazer então????

O povo está errado??? Não sei dizer. Tenho apenas o meu ponto de vista que a dengue é emergencial, e não é só combatendo o foco que vamos conseguir conte-la.
É preciso fazer com que a população esteja disposta a se fazer ouvir, a voz de muitos já se calou, e vivem em seu conformismo. Isso está errado!!!

Eu posso esperar o próximo verão, me trancar onde posso eliminar os focos do mosquito e me alienar a tudo, mas onde vai estar a minha qualidade de vida? onde vai estar a qualidade de vida dos meus filhos? e o meu direito de ir vir ameaçado?

Esse é o verdadeiro interesse da população, QUALIDADE DE VIDA.
Mas isso só alcançaremos juntos, mas isso só será possível se não nos calarmos e nos unirmos com esse único propósito.

Como sempre digo, NÃO EXISTE GOVERNO SEM O POVO, se o governo(federal, estadual e municipal) está ausente, é porque a população não cobra a sua presença, se estamos nos sentindo abandonados é por que permitimos que fossemos abandonados.

É EMERGÊNCIA!!!
Vamos nos mobilizar com o objetivo de melhorar nossa qualidade de vida, que tal começarmos por um verão diferente?
Sem calças compridas, com passeios, sem repelente, apenas mais um verão.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Dengue X Inverno

Ovos do mosquito Aëdes aegypti, transmissor da Dengue.


Eles estão apenas adormecidos, esperando o inverno passar, e você? vai esperar eles acordarem e se desenvolverem??
O inverno chega pra nós oficialmente amanhã, a maioria pensa que está livre da dengue, em tese estamos.
Mas, não é hora de cruzar os braços e esperar pra ver o que acontece quando a primavera vier colorir o Rio de Janeiro. Pelo contrario, agora é a hora de apontar os pontos fracos da cidade, é hora de agir, cobrar dos órgãos competentes uma ação.
Antes tínhamos em mente que era eliminar agua parada em casa e estava tudo resolvido. porém agora sabemos que é muito mais que isso, nossa cidade virou um grande lixão, o resultado de uma população alienada e a ausência do estado, quando digo estado, não me refiro ao Governo estadual, estado pra mim é o federal, estadual e municipal, juntos.
É difícil qualquer das partes sozinho reverter esse quadro, é necessário que haja uma União, todo alicerce pra ser seguro precisa de quatro pontos de apoio, no final pode se ter uma contrução redonda, triangular, seja lá de que forma for, mas esses quatro pontos são necessários.
Então pensemos em planejar um verão diferente. Governo Federal, Estadual, Municipal e População, como disse em meio a epidemia no meu blog pessoal, não existe governo sem o povo, precisamos participar mais.
Procure a CAP de seu bairro, colabore, faça sugestões, indique os pontos críticos, faça valer os seus direitos de cidadania.
Nós aqui da CAP.4.0 Estamos nos organizando e chegamos a conclusão que Dengue por aqui é uma questão de cuidados ao meio ambiente, pequenas comunidades que avançam em condições quase sub humanas, e a desinformações dessa pequena parte da população que quase não tem acesso as condições básicas para um ambiente saudável.
Aí você me diz, mas aqui onde moro não tem lixo, não tem comunidade carente e teve muitos casos de dengue, é por isso que é necessário uma união, só a população pode dizer ao governo suas necessidades, suas fragilidades.
Já avançamos muito, eu, enquanto cidadã, estou satisfeita com as colocações feitas na reuniões, fui ouvida por representantes dos três poderes.
Mas infelizmente, represento um bairro, que está resistindo a se unir, isso é natural, sempre foi e é mais fácil apontar culpados e responsabiliza-los por tudo a parar e pegar seu quinhão de responsabilidade enquanto cidadão.
Espero e vou fazer o possível para isso mude nos próximos dias, só temos até agosto para nos livrar-mos dos depósitos desses ovinhos aparentemente inofensivos mas com um poder de destruição em massa imensurável.

terça-feira, 3 de junho de 2008




Está hora de olharmos a nossa volta e nos perguntamos com o que podemos contribuir para um qualidade de vida melhor.
Qualidade de vida começa com ambiente agradável.
E quem gosta de conviver com o lixo?? Ninguém!!!


Então vamos nos comprometer com o planeta, com a vida, não só em 5 de Junho, mas diariamente, vamos nos responsabilizar por 200m² do lugar onde vivemos.


Vale a pena!!!!!


  • Menos lixo.
  • Menos agua parada.
  • Menos foco de mosquito.
  • Menos vitimas da Dengue.


Tudo por um verão diferente!!!