terça-feira, 15 de julho de 2008

Campanha de mobilização contra a dengue



Sem duvidas esse é o desejo de todos os cariocas, um verão sem dengue.

Quando imaginamos isso, logo pensamos em virar garrafas d´agua, colocar areia nos pratinhos das plantas, limpar calhas, manter ralos fechados, entre outras medidas.

Mas é muito mais que isso, hoje sabemos que os focos também estão no esgoto, no lixo.

Não isentando nenhuma das partes responsáveis, governo e população, algo precisa ser feito e agora, enquanto as temperaturas não se elevam, visando uma qualidade de vida melhor em comunidade.

Cada um de nós tem que estar disposto a ser um fiscal diário de possíveis pontos de reprodução do mosquito.

Cada um de nós tem que estar disposto a cobrar uma ação do governo.

Cada um de nós tem que se dispor a denunciar e exigir ser ouvido.

Cada um de nós tem que aceitar sua cota de responsabilidades.

Tenho certeza que cada pai, cada mãe, quer seu filho longe do aedes aegypti, mas como fazer isso com um bichinho quase imperceptível, que invade nossas casas e contamina a quem encontra?

Só com a UNIÃO e AÇÃO da população.

Em nossa ultima reunião, onde estiveram presentes representantes dos Governos Federal, Estadual e Municipal, chegamos a seguinte conclusão:

“- Setembro? Só com prevenção! Temos que socializar, dividir tarefas. Ora, temos disposição, confirma o mais novo voluntário do grupo. Integra a ação, Conscientiza-ação, mobiliza-ação. Isto trará... UNIÃO, continuada. Repetimos consicentiza-ação, mobiliza-ação e depois avalia-ação.”

Resumo nas palavras da Conselheira Distrital de Saúde, AP4.

Precisamos de uma população disposta a fazer parte dessa mobilização. Alguns estão a espera dos Órgãos competentes, outros a chegada da vacina prometida para 2010, há aqueles que não acreditam no poder de destruição do mosquito e ainda os que apenas reclamam e nada fazem.

Mas estamos aqui para fazer algo, para atrair a mobilização em torno de todos (Voluntários, Ministério da Saúde, Secretaria Estadual e Municipal de Saúde) e queremos te convidar a fazer parte desse processo. O exercício da cidadania é único e intransferível.

No dia 26 de Julho estaremos reunidos para a distribuição das tarefas. Mas precisamos ouvir você, saber das necessidades de sua rua, de seu quarteirão...

Entre em contato conosco:


Email:
riosemdengue@hotmail.com


Dengue não acabou, está apenas tirando um cochilo.